______________________________________________

Não estamos ensinando Física, estamos inspirando jovens a compreender a resolução de exercícios de Física e assim se aprende Física.
Curta nossa Página no Facebook!!!

______________________________________________

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tração em um Elástico: Experimento Física


Ontem eu estava meio que sem fazer nada, em um momento do tipo o que estou fazendo neste mundo? Então você se senta em algum lugar e fica pensando nas coisas, ou melhor na vida, ai quando olhei para o meu lado vi um elástico e comecei a brincar com ele como uma criança.

Mais houve uma parte cientifica nisso, na brincadeira de esticar o elástico, a "experiência esticar o elástico" abriu varias perguntas na minha mente. A diferença na tração? A tracão de um fio comum é calculada como em um elástico? A força com que o elástico volta e bate em minha mão é a mesma que a tração?


E logicamente de uma forma racional formulei uma resposta.


O elástico é composto de átomos, identifiquei que com esta simples experiência me levou a um pensamento onde a força exercida sobre o elástico deforma a estrutura dos átomos, permitindo que o elástico se estique, preenchendo para os leigos os espaços vagos, quando a força é superior a permitida a ligação dos átomos se rompem, fazem o elástico te arrebentar, o calculo da tração varia de um material para outro, um fio comum não teria espaçamentos idênticos iguais ao do elástico então concluo que a tração não será calculada como em um fio comum. A força que o elástico volta pode em alguns casos sim ser igual a tração no fio, mais para esta não deixo como afirmação concreta pois temos a resistência do ar e a gravidade daterra e também a direção que o elástico esta sendo esticado.


Física

fisicaeeducacao.blogspot.com


0 Deixar um comentário:

Postar um comentário

Física, Universo e Relações em Cadeia

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Postagens populares

Deixe sua Opinião

Física

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.